O poder político antigamente tinha forte influencia da igreja, na idade média, por exemplo, esta possuía muitos terrenos, influenciava nas decisões políticas dos reinos, interferia na elaboração das leis e estabelecia padrões de comportamento moral para a sociedade. Porém, hoje em dia embora se constitua em fator de poder, a Igreja, diferentemente do passado, não busca exercê-lo de forma direta. E, mesmo que o buscasse, possivelmente não conseguiria, diante da consolidação do processo democrático e do pluralismo religioso, no conjunto da sociedade. Age, porém, de modo a influir na política e nas políticas, com base em sua mensagem religiosa e sociopolítica.
Segundo o jornalista Dermi Azevedo, mestre e doutorando em Ciência Política da USP, a igreja e a CNBB não exercem seu poder de forma direta na política, mas sim através da mensagem religiosa e do trabalho social. Isto devido a diversificação religiosa, mas principalmente ao respeito e apoio ao Estado de Direito e a democracia em nosso país.
As principais sociedades políticas existentes são a família, o Estado e a Igreja. Todas possuidoras de estruturas complexas e bem definidas que, ao contrário do que se possa pensar, não as tornam independentes umas das outras, mas sim cria vínculos de inter-relacionamentos.
Dentre essas sociedades políticas supracitadas optou-se pela exploração de matéria versada atinente à Igreja, principalmente por esta estar inserida em ampla discussão doutrinária relacionada à sua aceitação ou não como sociedade política. Essa polêmica acabou servindo como estímulo à presente pesquisa.
Com relação à estrutura desenvolvida, adotou-se a seguinte forma: de início, tratou-se da evolução histórica da Igreja no mundo e, em especial, no Brasil, criando-se condições para o desenvolvimento ulterior da manifestação do aspecto político-jurídico da Igreja no caso pátrio.
Referências
Igreja - sociedade política: a importância, o poder e a manifestação do aspecto político e jurídico - Revista Jus Navigandi - Doutrina e Peças
http://noticias.gospelprime.com.br/testemunho-obreiro-conta-que-chegou-a-usar-drogas-dentro-da-igreja-universal/
