Eu tive alguns problemas com o meu scanner, por isso eu tive que tirar uma foto do trabalho, mas na sexta-feira eu levarei a tirinha original para aula!
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
sábado, 17 de setembro de 2011
A Política nos Cinemas - Troia
Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia, e Helena, rainha de Esparta, desencadeiam uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta ao seu irmão Agamenon, o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.
Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância – ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo e defendida pelo poderoso príncipe Heitor, é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles, tido como o maior guerreiro vivo.
Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon – mas será o amor que acabará por decidir seu destino.
Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas.
Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=FeOVhtdcCXQ
Elenco: Eric Bana, Orlando Bloom, Brad Pitt, Diane Kruger, Rose Byrne, Peter O`Toole, Sean Bean, Brian Cox.
Direção: Wolfgang Petersen
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Poder x Política
O poder é considerado uma habilidade de impor a sua vontade sobre os outros, um direito de agir e de mandar. Existem vários tipos de poder, como o econômico, militar, político, etc. E a política, por outro lado, pode ser definida como a arte de governar, usar do poder para defender seus direitos de cidadania. A política tem como idéia a regulamentação de organizar a sociedade.
Na vida em sociedade podemos observar que o poder e a política acabaram surgindo de forma natural. Isso ocorre desde a era primitiva, onde os povos viviam em constantes lutas contra sociedades vizinhas e também contra a natureza. Para chegar a uma sociedade “equilibrada” foi criada a política.
Agora vejamos a notícia a seguir:
A ministra Míriam Belchior homologou hoje (1º) a transferência de 6,2 milhões de metros quadrados (m²) de imóveis da União em áreas rurais e urbanas a 13 municípios de 11 Estados. Administrados pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), as áreas ora cedidas ou doadas vão beneficiar mais de 5.000 famílias, a maioria na Amazônia. Em Macapá, por exemplo, a União cedeu duas áreas no total de 2,318 milhões de m² para regularizar a situação fundiária de 4.265 famílias.
No Estado de Roraima foram transferidas quatro áreas urbanas: duas em Boa Vista e duas em Caracaraí. Três foram destinadas à regularização fundiária de famílias que ocupam os imóveis há bastante tempo, e uma, na capital, ao assentamento de famílias de baixa renda que foram abrigadas a deixar a Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
A União também cedeu uma ilha no Rio Parnaíba à prefeitura do município piauiense Buriti dos Lopes, uma área desapropriada de antiga usina de açúcar no município de Ipojuca (PE) e um conjunto de moradias em Natal. Todas serão usadas na regularização fundiária de comunidades de agricultores e de pescadores.
As doações da União incluem, ainda, três terrenos que beneficiam diretamente o Programa Minha Casa, Minha Vida em Petrolina (PE), São Paulo e Vila Velha (ES), além de imóveis em Aracaju, Florianópolis, Caxias do Sul (RS) e Moreira Sales (PR).
Com relação as idéias de Maquiavel, um príncipe(governante) prudente deve ser indispensável aos seus súditos, para que eles dependam sempre do estado e dele. Ele diz também que as crueldades devem ser feitas de uma só vez e não aos poucos, pois as que são praticadas em breve espaço de tempo parecem menos duras e mais depressa são esquecidas. O bem, ao contrario, deve ser feito em pequenas doses, para que o povo o saboreie.
Para Maquiavel, os homens devem ser acariciados ou liquidados.
Porém, para manter-se no poder, o principe não pode ser sempre bom. Há qualidades que só servem para levar a perder o estado, enquanto ha vícios que levam a conservá-lo. Dessa forma, deve haver um equilíbrio entre ser temido e ser amado.
Referências
Material apresentado em aula
Assinar:
Comentários (Atom)




